TEMA 4- CONSTRUIR A COMUNIDADE: PAZ, ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO

1.ª fase Aquisição: E-atividade auto-aprendizagem com base na leitura, análise e visualização dos recursos de aprendizagem disponibilizados. (02 a 15 de junho)

 

Educação acessível e inclusiva como fundamento da paz e da igualdade

A educação para a paz, na sua essência mais profunda, exige uma base sólida de acesso equitativo e inclusão real. Como destaca a UNESCO (2024), a paz sustentável não se constrói apenas com a ausência de violência, mas com a presença ativa de justiça social, participação e respeito pela diversidade. Isto só é possível quando todas as pessoas, independentemente da sua origem, condição ou identidade, têm acesso a uma educação de qualidade e culturalmente sensível.

A obra de Moreira (2020) reforça esta visão ao defender que a educação para a paz é antes de tudo um processo contínuo de aprendizagem do outro e com o outro, que desafia preconceitos, discriminações e exclusões. Assim, a acessibilidade e a inclusão não são apenas princípios administrativos, mas valores fundacionais da convivência pacífica.

Uma educação verdadeiramente inclusiva acolhe a diferença como riqueza e promove a igualdade como prática quotidiana — e não apenas como ideal abstrato. Grupos historicamente marginalizados, como pessoas com deficiência, comunidades indígenas, migrantes ou minorias étnicas, devem ser visibilizados e valorizados no espaço educativo, onde a aprendizagem acontece em diálogo, não em homogeneização (UNESCO, 2024).

O vídeo What is Peace Education? (Elements of Peace, n.d.) sublinha que educar para a paz implica promover empatia, cooperação, resolução de conflitos e consciência crítica — competências que só se desenvolvem plenamente num ambiente onde todos se sintam pertencentes e reconhecidos.

Concluindo, sem uma educação acessível e inclusiva, não há educação para a paz autêntica. Promover a inclusão é garantir que cada sujeito é agente de transformação e que a paz não é privilégio, mas um direito vivido desde a sala de aula até à sociedade global.

 

Referências

Elements of Peace. (n.d.). What is peace education? | Elements of peace | Primary goal | Pedagogical principles [Vídeo]. YouTube. https://www.youtube.com/watch?v=2f9n8EycDLs

Moreira, D. (2020). Educação para a Paz (mimeo).

Comentários

Mensagens populares deste blogue

TEMA I- A SOCIEDADE EM REDE E OS NOVOS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO

Ensino híbrido

O que é a Rede Internacional de Educação OnLIFE (RIEOnLIFE)?