TEMA II. INOVAÇÃO EM EDUCAÇÃO DIGITAL E EM REDE
Reflexão sobre a “Importância do paradigma emergente de educação digital e os seus ecossistemas compreendidos como espaços onde coabitam diferentes ambientes de aprendizagem”
De acordo com Moreira e Rigo (2018), um ecossistema digital é um sistema que combina elementos humanos e tecnológicos para enriquecer a aprendizagem em ambientes formais e informais. A evolução das tecnologias digitais e a globalização mudaram a educação, levando à necessidade de métodos de ensino híbridos que misturem formas presenciais e digitais.
Segundo Moreira e Horta (2020), o ensino remoto, especialmente durante a pandemia, mostrou a importância das instituições de ensino como comunidades de apoio e revelou oportunidades para desenvolver uma educação mais integrada.
A educação híbrida usa várias abordagens pedagógicas e tecnologias, promovendo a interação e o aprendizado. Este modelo envolve uma mistura de teorias e recursos, facilitando a comunicação entre participantes, e reforçando a necessidade de adaptação às transformações sociais e culturais. A interatividade no ambiente digital é fundamental para a participação ativa, e a comunicação é vista como um elemento central que une todos os envolvidos.
Modelos híbridos de ensino, como o Blended Learning, combinam espaços virtuais e físicos para facilitar a educação. Essa abordagem permite que os professores criem estratégias variadas que atendem às necessidades dos alunos e é especialmente eficaz em diferentes níveis de ensino. Blended Learning é valorizado pela sua flexibilidade e gestão do tempo, proporcionando experiências de aprendizado que não podem ser replicadas em ambientes isolados.
Existem quatro modelos principais de educação híbrida: Modelo de Rotação, Modelo Flex, Modelo Self-Blend e Modelo Virtual Enriquecido. A abordagem de Blended Learning cresceu rapidamente, especialmente no ensino superior, e deve ser ajustada para atender a educação não superior, com foco na personalização da aprendizagem e na interação entre alunos e professores.
Com vista à construção de uma sociedade digital, foi criado o Plano de Ação para a Transição Digital, aprovado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 30/2020, de 21 de abril, que visa acelerar a transformação do país sem deixar ninguém para trás. De acordo com Portugal Digital (2020), o Plano de Ação para a Transição Digital foi desenvolvido para acelerar a transformação digital em Portugal, enfatizando a capacitação digital das pessoas, a transformação das empresas e a digitalização do Estado. O plano inclui medidas prioritárias e será monitorado pela Estrutura de Missão Portugal Digital, visando garantir resultados positivos tanto nacionalmente quanto internacionalmente. A participação de professores e alunos é essencial para essas mudanças na educação.
Referências:
Moreira, J. & Rigo, R. (2018). Definindo ecossistema de aprendizagem digital em rede: percepções de professores envolvidos em processos de formação. Debates em Educação, v. 10, n. 22, p. 107–120.
Moreira, J. & Horta, M. (2020). Educação e Ambientes Hibridos de Aprendizagem. Um Processo de Inovação Sustentada. Revista UFG, v. 20.
Portugal Digital.(2020).Plano de Ação para a Transição Digital de Portugal.
https://www.portugal.gov.pt/gc22/portugal-digital/plano-de-acao-para-a-transicao-digital-pdf.aspx
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