TEMA I- A SOCIEDADE EM REDE E OS NOVOS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO
Globalização e educação digital numa sociedade em rede: breve reflexão
Vivemos num mundo globalizado, frequentemente chamado de "sociedade do conhecimento", "sociedade em rede" ou "sociedade digital", reconhecendo-se a importância do digital na educação. Os avanços tecnológicos, especialmente devido à Internet, mudaram a forma como aprendemos, além das escolas tradicionais, e após a pandemia, a aprendizagem online e o uso das redes sociais tornaram-se cada vez mais comuns. Identificar as características da nossa sociedade atual é um desafio. Castells (2001) ajuda a entender as transformações desde o final do século XX, referindo uma "revolução tecnológica" relacionada com as tecnologias da informação, que é acompanhada com a globalização económica, homogeneização cultural e um novo sistema de comunicação digital.
Por sua vez, Castells (1999) descreve o "informacionalismo", como um modelo que organiza a produção baseada no conhecimento e na disseminação de tecnologias de informação. Essa nova sociedade é uma rede em que funções e processos são estruturados em torno delas, afetando a produção, a experiência e a cultura. É importante reconhecer a complexidade e dinamismo dessas redes na estrutura social atual.
De acordo com Moreira e Schlemmer (2020), a evolução das tecnologias digitais e das redes de comunicação criaram uma sociedade conectada, que mudou a economia e o mercado de trabalho. Isso trouxe novos modelos e processos de ensino e aprendizagem.
Face ao exposto, o mundo globalizado atual exige novas habilidades tanto pessoais quanto profissionais. Para responder a esse desafio é essencial adotar um novo ecossistema digital de educação que combine ambientes naturais, construídos e virtuais. A pandemia e a evolução da tecnologia, como a Inteligência Artificial, aceleraram mudanças educacionais. Em resposta a essas necessidades, foi criada em 2020 a Rede Internacional de Educação OnLIFE (RIEOnLIFE), que tem como objetivo conectar pesquisadores, gestores, professores e alunos, configurando um novo ecossistema digital de inovação na educação, caracterizado por uma abordagem mais híbrida e integrada. Também foi criado o Plano de Ação para a Educação Digital (2021-2027), é uma iniciativa da União Europeia que visa criar uma educação digital de alta qualidade, inclusiva e acessível. O objetivo é ajudar os países da UE a adaptar os seus sistemas de ensino e formação à era digital.
Referências:
Castells, M. (1999). A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra.
Castells, M. (2001). The internet galaxy: Reflections on the internet, business and society. Oxford: Oxford University Press.
Moreira J. & Schlemmer E. (2020). Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife.Revista UFG, Goiânia, v. 20, n. 26. DOI: 10.5216/revufg.v20.63438. https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/63438
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