O que representa a IA, um agente não humano, um agente conversacional ou uma "ferramenta"? E porquê?
A Inteligência Artificial (IA), poderá representar um agente não humano, através do uso de máquinas e sistemas a imitar a inteligência humana, permitindo que aprendam, raciocinem, resolvam problemas e tomem decisões como seres humanos.
A IA também poderá representar um agente conversacional, através do uso de chatbots ou agentes virtuais para conversar com os usuários. Essas tecnologias aplicam grandes quantidades de dados, machine leraning e processamento de linguagem natural. Elas ajudam a imitar a comunicação humana ao reconhecer entradas de fala e texto, traduzindo os seus significados para diferentes idiomas.
E também representar uma ferramenta, por exemplo referente a software: assistentes virtuais, software de análise de imagem, motores de busca, sistemas de reconhecimento facial e de voz; e incorporada em hardware: robôs, carros autónomos, drones, ou aplicações no âmbito da Internet das Coisas.
No âmbito da Educação, a IA poderá ser uma ferramenta para ajudar a superar barreiras geográficas e económicas, implementada com responsabilidade e consideração pelos aspetos éticos, sociais e humanos, proporcionando acesso à educação através de Plataformas educacionais baseadas em IA.
Também poderá ser aplicada a outros aspetos da vida e da economia, como saúde, transportes, produção, administração pública e serviços.
Referências:
Parlamento Europeu. (2023). O que é a inteligência artificial e como funciona?
Comentários
Enviar um comentário